irena
sailer

Avanços nas tecnologias CAD / CAM

DESCRIÇÃO

A tecnologia digital recente oferece numerosas novas e eficientes opções para odontologia restauradora. Dentro da odontologia digital a impressão ótica é o primeiro passo rumo à digitalização da situação intraoral do paciente. O arquivo digital resultante é, então, usado para a planificação virtual e o design virtual das reconstruções, que posteriormente podem ser extraídos dos espaços brutos pré-fabricados de materiais diferentes com auxílio do sistema CAD/CAM. Ainda mais, estas reconstruções CAD/CAM podem também ser feitas em uma instalação de produção centralizada ou em consultório odontológico.

Os sistemas digitais disponíveis hoje oferecem numerosas vantagens, tais como, por exemplo, a precisão da reconstrução. Um elevado número de estudos demonstrou boa precisão da fabricação atual de subtração, isto é, a fresagem computadorizada ou fresagem de blocos.

Mais recentemente, procedimentos aditivos foram introduzidos. A estereolitografia, a sinterização a laser ou a impressão de materiais como cera, resinas ou metais revelou-se ainda mais precisa do que a fabricação subtrativa. Além disso, a fabricação aditiva de reconstruções pode ser ainda mais eficiente devido ao fato de que pode ser necessário menos tempo para a fabricação e nenhum material é desperdiçado.

Finalmente, o fluxo de trabalho digital e os procedimentos aditivos associados não são apenas interessantes para a fabricação das reconstruções dentárias, mas também, para uma melhor comunicação paciente/dentista. Como exemplo, os arquivos 3D de diagnósticos protéticos de estruturas de cera ou configurações digitais podem ser impressos com resina e usados para testes em uma situação clínica.

CURRÍCULO

Irena Sailer graduou-se em odontologia e obteve seu doutorado em medicina dentária na Faculdade de Medicina, Universidade de Tübingen, Alemanha em 1997/1998.
Em 2003 Dra. Sailer assumiu o cargo de Professora Assitente na Clínica de Próteses Fixas e Removíveis e Ciências de Materiais Odontológicos, em Zurique. Desde 2010 é Professora Associada na mesma clínica.
Em 2007 Dra. Sailer foi Professora Visitante do Departamento de Biomateriais e Biomimética, Faculdade de Odontologia, Universidade de Nova Iorque, Estados Unidos.
Além disso, desde 2009 ela ocupa a cadeira de Professora Associada Adjunta no Departamento de Ciências Preventivas e Restauradoras, Robert Schattner Center, Faculdade de Medicina Dentária da Universidade da Pensilvânia. Filadélfia, EUA e faz parte do Conselho de Administração da EAO.
Irena Sailer é Especialista em Próteses (Swiss Society for Reconstructive Dentistry) e tem especialização em Implantodontia Dentária (WBA) da Sociedade Suíça de Odontologia (Swiss Society for Dentistry).
Desde setembro de 2013 é Chefe da Divisão de Prótese Fixa e Biomateriais da Universidade de Genebra.

AGENDA

SÁBADO / Dia 24
11:30 – 13:00 >> PALESTRA
em conjunto com VINCENT FEHMER.
13:00 – 13:10 >> PERGUNTAS & RESPOSTAS

PATROCINADOR